quarta-feira, 30 de junho de 2010

A cabana: cristianismo ou espiritismo (melhor versão para a definição pesquisada)


O texto abaixo foi escrito por Anderson Augusto e publicado em http://vocecomdeus.com/2009/07/07/a-cabana-livro-evangelico/

Um dos maiores sucessos da literatura neste ano foi o lançamento do livro A Cabana, escrito por Willian P. Young, que com uma pequena verba e sem muita pretenção alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times, nos Estados Unidos, e já veio para o Brasil como um grande Best Seller, que apesar de ser um livro aparentemente religioso, também conquistou os leitores dos meios seculares.

O Livro conta a história real de um homem que perdeu uma das filhas brutalmente assassinada por um maniáco estuprador e que depois desse momento perde todo o brilho de viver, que perde toda a confiança em Deus, e apesar de acreditar em Deus não consegue ter um relacionamento com o Pai, descrito no livro intimamente como Papai.

Algumas perguntas que são respondidas neste livro são: Sendo eu e minha família fiéis a Deus porque Ele deixou isso acontecer com minha filha? Se Deus é bom, porque minha filha que não tinha culpa de nada morreu? Dentre outas questões profundas de questionamentos humanos.

Eu li o livro, muitas coisas ditas neles são verdadeiras, muito verdadeiras e elucidativas, a quebra de paradoxos que temos de Deus, a quebra de paradigmas, de conceitos pré-formados em nossas mentes, mas há algumas coisas do livro que sobressaem de longe dos ensinamentos cristãos, como o encontro do protagonista com pessoas mortas, de resoluções de pendências não resolvidas com aqueles que morreram, perdão, elementos que levam ao ensinamento espírita de casos não solucionados com os mortos.

O que eu digo então amado leitor, A Cabana vale a pena ser lido? Sim, mas nem tudo que tem no livro pode ser levado como verdade absoluta, leia, há muitos diálogos interessantes entre o protagonista e Deus, que nos da uma amplitude maior do nosso relacionamento com Deus, porém nem tudo pode ser levado como real, os diálogos com Deus, Jesus e o Espírito Santo são muito bons, verdadeiros, mas a parte de encontrar com mortos, pedir perdão, leva-nos mais ao espiritismo e nós sabemos que isso Deus abomina. Então se você for ler o livro em suma e parafraseando “retire os espinhos e coma a carne” ou seja o que é bom leve consigo e o que você sabe que não procede jogue fora.

sábado, 26 de junho de 2010

Aneurisma Cerebral



Bom, pessoal!

Aqui estou eu, pra falar um pouco dessa doença que é o aneurisma cerebral. O que eu particularmente denomino de tiro no cérebro, pois assim como um tiro, o aneurisma pode deixar a pessoa bem, dependendo do que acontecer, matar na hora, ou deixar sequelas significantes no paciente.

Fiz uma pesquisa na internet pra poder falar um pouco, dessa doença ainda tão desconhecida para muitos. Tive como base o site: http://www.aneurismacerebral.com/

O que é um Aneurisma Cerebral?

Um aneurisma cerebral, é uma protuberância anormal de um artéria no cérebro. É estimado que até uma em cada 15 pessoas desenvolva um aneurisma cerebral durante a sua vida.

O aneurisma cerebral muitas vezes é descoberto quando eles rompem (como no meu caso), causando sangramento no cérebro ou no espaço que estreitamente rodeia o cérebro, chamado espaço subaracnóide, causando uma hemorragia subaracnóidea. A hemorragia subaracnóidea de um aneurisma cerebral rôto pode levar a um AVC hemorrágico severo, dano cerebral e morte.

Os passos principais do tratamento uma vez que um aneurisma rompeu devem ser: cessar a hemorragia e dano potencial ao cérebro e reduzir o risco da repetição, isto é, de um re-sangramento. O aneurisma cerebral não roto muitas vezes é tratado para prevenir a ruptura.

Sintomas dos aneurismas cerebrais

Em geral os pacientes que descrevem "a pior dor de cabeça na minha vida" estão experimentando de fato uma ruptura de aneurisma. Outros sintomas de aneurismas cerebrais que romperam incluem:

• Náuseas e vômitos
• Dor na nuca e rigidez no pescoço
• Visão manchada ou visão dupla
• Dor em cima e atrás do olho
• Pupilas dilatadas
• Sensibilidade para luz

Sintomas Aneurismas Cerebrais não rotos

Antes de um aneurisma romper, os pacientes na maioria das vezes não experimentam nenhum sintoma. Numa minoria de casos, pessoas portadoras de aneurismas cerebrais descobertos por acaso poderão ter alguns dos seguintes sintomas:

• Déficits de visão periféricos
• Visão dupla
• Dificuldades de fala
• Modificações súbitas de comportamento
• Perda de equilíbrio e coordenação
• Concentração reduzida

Diagnóstico de Aneurismas Cerebrais

O diagnóstico de um aneurisma cerebral que rompeu é comumente feito encontrando os sinais da hemorragia subaracnóidea em um exame de TC (Tomografia computadorizada), após um episódio de dor de cabeça de forte

A TC é um exame capaz de visualizar fatias transversais do nosso corpo, a medida que ele é movido para dentro de um grande túnel, circular no interior da máquina. Se o exame de TC for negativo mas ainda há a forte suspeita de um aneurisma roto, uma punção lombar é feita para descobrir se há sangue no fluido cerebroraquidiano (LCR) que rodeia a corda cerebral e espinal.
Para determinar a posição exata, o tamanho e a forma de um aneurisma (roto ou não roto), o neuroradiologista usará angiografia cerebral (também chamada de arteriografia cerebral ou angiografia por catéter) , angiotomografia computadorizada ou angioressonância magnética.

A Angiografia cerebral, método tradicional, implica a introdução de um catéter (pequeno tubo plástico) em uma artéria (normalmente na perna) e direção dele pelos vasos sanguíneos do corpo à artéria implicada pelo aneurisma. Uma tintura especial, chamada de meio de contraste (à base de iodo) é injetada na artéria do paciente e a sua distribuição é mostrada em projeções de raio x digitalizados. Este método é mais sensível para detecção dos menores aneurismas, que podem passar despercebidos na angiotomografia e na angiorressonância magnética.

A Angiotomografia computadorizada (Angio-TC) é uma alternativa ao método tradicional e pode ser feito sem a necessidade de cateterismo arterial. Este exame combina um exame de TC regular com meio de contraste iodado injetado em uma veia. Uma vez que o meio de contraste tintura é injetada em uma veia, ele viaja às artérias cerebrais, e as imagens são criadas usando um exame de TC. Essas imagens mostram exatamente como o sangue flui nas artérias cerebrais, porém pode deixar de detectar aneurismas pequenos.

Tratamento de Aneurismas Cerebrais

A embolização, ou cirurgia endovascular minimamente invasiva pode ser usada no tratamento do aneurisma cerebral.

É importante observar, contudo, que nem todos os aneurismas devem ser tratados no momento do diagnóstico e nem são indicados para ambas as formas do tratamento (cirurgia ou embolização). Os pacientes têm de consultar um neuroradiologiasta ou um neurocirurgião para determinar se eles são candidatos para qualquer tratamento.

Tratamento Cirúrgico

Para alcançarem o aneurisma, os cirurgiões devem retirar primeiro uma seção da calota craniana, um procedimento chamado craniotomia. O cirurgião então rechaça o tecido cerebral e coloca um clipe metálico muito pequeno através do colo ( o pescoço ) do aneurisma, para parar o fluxo de sangue no seu interior. Depois de clipar o aneurisma, o osso é recolocado no seu lugar original com fios de metal, e a ferida é fechada.

Tratamento Minimamente invasivo: a Embolização


A embolização é um procedimento que acessa a área de tratamento naturalmente, por dentro dos vasos sanguíneos. Em contraste com a cirurgia, a embolização não necessita de cirurgia aberta. Em vez disso, os médicos usam a tecnologia de raios-X em tempo real, chamada visualização fluoroscópica (radioscopia), para visualizar o interior dos vasos sanguíneos.

O tratamento de embolização dos aneurismas cerebrais começa com a inserção de um cateter (pequeno tubo plástico) na artéria femoral na perna do paciente e navegação dele pelos vasos sanguíneos do pescoço até o aneurisma. Pequeninas molas ou espiras de platina são inseridas pelo cateter e desdobrados no aneurisma, bloqueando fluxo de sangue para o interior do aneurisma e prevenindo sua ruptura. As molas são feitas de platina para que eles possam ser
visíveis pelo raio x e bastante flexíveis para conformar-se com a forma de aneurisma e evitar que ele se rompa.. Mais de 450.000 pacientes no mundo inteiro já foram tratados com molas de platina destacáveis.

Embolização x Cirurgia Convencional

Tratamento de Aneurismas que romperam:

Até há pouco tempo atrás, a maioria dos estudos científicos sobre cirurgia convencional ou tratamento endovascular dos aneurismas cerebrais eram estudos em escala modesta ou estudos retrospetivos que confiaram no análise de registros hospitalares. O único grande estudo médico, comparando a embolização com cirurgia convencional no tratamento de aneurismas cerebrais é o Subarachnoid Internacional Aneurysm Trial (ISAT) que foi publicado na renomada revista Lancet e envolveu mais de 2000 pacientes.

O estudo ISAT encontrou que, em pacientes aos quais foram oferecidos ambas as opções de tratamento, a embolização produz resultados substancialmente melhores do que a cirurgia quanto a sobrevivência sem seqüelas em um ano. O risco relativo de morte ou seqüelas significativas em um ano de pacientes embolizados foi 22.6 por cento mais de baixo do que em pacientes tratados cirurgicamente.

Os resultados de estudo foram tão contundentes que a prova foi parada precocemente, antes do seu término previsto, depois de ingressar 2.143 de 2.500 pacientes planejados porque o comitê de ética do estudo determinou não ser mais ético submeter pacientes à cirurgia convencional.

Este estudo fornece evidência inegável que todos os pacientes com aneurismas cerebrais que romperam devam receber uma consulta endovascular com um neuroradiologista.

Tratamento de Aneurismas não rotos:

Embora nenhum grande estudo como o ISAT, comparando as duas modalidades técnicas foi conduzido para os aneurismas que nunca romperam (aneurismas incidentais), as análises de estudos retrospectivos encontraram que a embolização se associa com menos risco de maus resultados, estadias de hospital mais curtas e tempos de recuperação mais curtos comparados com a cirurgia convencional. Os estudos mostraram que:
• As estadias de hospital médias são mais do que duas vezes maiores com a cirurgia do que com o tratamento de embolização
• Pacientes cirúrgicos informam novos sintomas ou incapacidades depois do tratamento quatro vezes mais do que quando comparando com pacientes embolizados
• Pode haver uma diferença dramática em tempos de recuperação. Um estudo mostrou que os pacientes tratados cirurgicamente tiveram um tempo de recuperação médio de um ano em comparação com pacientes embolizados que se recuperaram em 27 dias

OS BENEFÍCIOS

A técnica de embolização de aneurismas cerebrais possibilita:
• Recuperação mais rápida e sem dor;
• Redução quase-total da taxa de infecção hospitalar;
• Ausência de trauma, visto que não há abertura do crânio;
• Alta hospitalar precoce.

De acordo com o neurocirurgião Antonio de Barros Carrera, de 100 pessoas que têm um rompimento de aneurisma 50 entra em óbito na hora, das outras 50, 30 não resistem até a cirurgia ou entram em óbito durante ou depois, das 20 que sobram, 10 ficam com sequelas e 10 ficam sem sequelas.

Nessas horas em que nós mesmos ou parentes e amigos próximos passam por isso, nada melhor do que nos apegarmos ao nosso bom pai, procurar pessoas que já passaram por isso para que possamos ter mais esperança tbm. Um bom exemplo disso, é a comunidade no Orkut "Aneurisma Cerebral", nela você pode encontrar muitos exemplos de pessoas que venceram por isso, outras que infelizmente perderam alguém querido ou pessoas que entram para tirar dúvidas e esclarecimentos... o link é: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2603099



Alguns famosos tiveram aneurisma também, como a Roseana Sarney, que descobriu a tempo e pôde fazer a cirurgia numa boa, diferente do ator Luiz Carlos Tourinho que infelizmente não resistiu ao rompimento do aneurisma.

No meu caso, o aneurisma rompido causou hidrocefalia, tive que colocar uma DVE e por essa DVE que é um treno externo, peguei menigite, mas graças a Deus hoje estou perfeita, sem nenhuma sequela.



domingo, 20 de junho de 2010

Acontecimentos...


Oiii pessoal..
Quanto tempo não posto...
Tantas coisas... tantas tristezas nos últimos tempos...
Na verdade, o post do dia 3 de abril, foi um dos mais felizes que eu poderia escrever, pois era Páscoa e vovó Leonor (por parte materna) ainda estava conosco!
Lembro que no dia 3, na Páscoa, fomos almoçar na casa dela e até ficamos brincando com ela, pois pelo fato dela fumar horrores e não comer nada, e eu praticamente ser "saudável" quase morri e ela nunca ficar doente... que comentário infeliz foi aquele...
Na segunda feira, recebo a notícia de que ela pediu pra ser levada ao hospital por causa de enjôos e dores no estômago, pra ela pedir pra ir pra um hospital, é pq a dor estava realmente forte!
Horas mais tarde, o pesadelo mais uma vez começava mais uma vez em nossas vidas, além de pedras na visícula, foi diagnosticado um aneurisma na aorta abdominal a ponto de explodir em qualquer momento!
Ai meu Deus, mais uma vez esse mal fazia parte de nossas vidas!!!
Ela ficou internada um dia no hospital São Luiz (Anália Franco), que por sinal, só tem nome, foi totalmente abandonada lá na UTI pelos enfermeiros em condições precárias e desumanas. O hospital nem sequer cobria os exames que ela tinha que fazer, então ela foi transferida para o Nossa Senhora de Lourdes (o mesmo que eu achei assustador e fiz minha angiografia).
A noite, os enfermeiros esqueceram um exame no São Luiz então fomos eu e meu pai buscar e levar no Nossa Senhora de Lourdes, apesar de ter acabado o horário de visita, conseguimos entrar e ver ela pelo menos um pouquinho. E aquela foi a última vez que vi minha vó "100% bem". Falei que Deus estaria lá com ela, pra ela não ter medo, pois no dia seguinte ela ia fazer a cirurgia de embolização.
Ela fez a cirurgia, demorou mais de um dia pra ela acordar e ela acordou, totalmente letárgica e desorientada... tinha crises respiratórias, era infecção pulmonar que ela havia adquirido por tanto fumar também. Nenhum médico pois ela pra andar pelo menos um pouquinho, não conseguia comer e eles nem ligaram pra colocar uma sonda nela e assim deixaram minha vovó. 8 dias depois ela vai para o quarto e no dia seguinte do quarto ela vem de volta pra casa. Que alegria era aquela nossa! Finalmente os pesadelos haviam acabados, mas mal sabíamos que uma leva de pesadelos mais terríveis ainda estavam para acontecer!
No mesmo dia em que ela chegou em casa, 2 hrs depois teve que ser levada ao Sta Marcelina, pois estava com dores mais que terríveis na perna e já não as sentia mais. Foi constatado um coágulo na perna pela mesma veia aorta, que o maldito médico poderia ter visto antes de ter dado alta pra ela. Se tivesse prestado mais atenção nela!
Ela teve que voltar pro Nossa Senhora de Lourdes pra realizar outra cirurgia complicada e dessa cirurgia nunca mais consegui uma vez a voz da minha vózinha!
O coágulo liberou enzimas que causou uma infecção generalizada... mais de 15 dias depois, vovó se foi...
Lembro no último dia que fui ver ela com "vida" falo entre aspas, pq era só o aparelho funcionando, me deu uma crise nervosa e eu nem sabia que os médicos já tinham dado o decreto final a ela... cheguei em casa e emplorei pra Deus pra me mostrar que ela ficaria bem, pra eu dar um último abraço nela e Ele fez isso por mim. Num sonho ela vinha na minha direção em volta de uma luz branca e ela toda de branco, até a touquinha branca que ela tanto gostava ela estava usando e ela vinha e me abraçava eu só falava: "Obrigada Senhor" no sonho todo.
No dia seguinte acordei como em qualquer manhã comum, tomei meu banho mas eu não tinha forças pra sair de casa, então decidi ficar... uma hora depois o meu tio que já estava no hospital informa que ela havia partido.
Que noite longa foi aquele velório, saber que ali era a última vez que eu veria a minha vó fisicamente e que se eu fosse ver ela seria só em sonhos... e ela foi velada e enterrada em Guarulhos.
Na noite seguinte do sepultamento, eu tive um sonho onde eu estava no quarto dela no hospital de frente pra cama dela e ela toda entubada e uma angústia muito grande tomava conta de mim.
Na verdade, desde a primeira cirurgia, acredito que o próprio Espírito Santo já me revelava de que era pra orar pela salvação espiritual dela e não carnal. Dias antes de tudo, sonhei com velório, caixão, só que nesse sonho era meu namorado que falecera, tanto que acordei chorando, repreendendo e tudo o mais. Ela já internada, eu na casa do fundo, olho na porta e a vejo de relance, do mesmo jeito que foi com a tia Izaura (irmã da minha vó), outro dia eu sinto um cheiro de flores muito forte invadir o quintal da casa dela, até pensei que alguém havia plantado uma dama da noite ali perto, mas não tinha nada....
Têm sido momentos muito difíceis, ainda mais que algumas semanas depois, meu olho e minha testa do lado direito voltaram a inchar, na região da cirurgia, o médico já estava prevendo a possibilidade de fazer outra cirurgia que pela Honra e Glória e principalmente pela Graça de Deus não foi necessária!
Eu sonho muito com minha vovó, muito mesmo, o último sonho eu ainda era criança e via ela na frente da TV ouvindo a música do Zezé di Camargo & Luciano que ela tanto gostava (No dia em que saí de casa...) e eu a abraçava pela cintura... é tão bom ter sonhos em que eu abraço ela.
Estou começando, ainda que bem devagar, superar isso, só que tem vezes que eu passo o dia todo bem, chego bem em casa, o Rafa me anima e minha mãe vem me falar as lembranças e raiva do descaso do médico e do hospital para com ela e aquilo me angustia tanto. Não é por maldade, mas eu falei pra ela parar de falar um pouco nisso. Não é em tudo em que eu consigo ser totalmente forte. E assim, vou seguindo minha vida, precisando URGENTE de férias, mas de férias de férias mesmo e não por estar doente ou algo parecido. Aqui vai a última foto em que eu tirei com ela. Tão lindinha né? Não tinha vaidade nenhuma, mas era uma graça!
Eu creio que o Senhor permitiu que ela fosse salva e que um dia nos encontraremos todos lá no Reino de Deus, afinal, foram 10 anos que oramos para a conversão dela e ela nem na bíblia acreditava, mas acredito que Papai do Céu teve uma conversinha téte-a-téte com ela. Te Amo vó, a senhora estará pra sempre viva em meu coração. Minha 2ª mãezinha!!!